quinta-feira, 16 de novembro de 2017

MERGULHANDO EM PROVÉRBIOS #3 – O que é a sabedoria?

Se eu começasse perguntando para você qual é a primeira palavra que vem na sua cabeça quando falo “Provérbios”, muito provavelmente a grande maioria responderia sem demora: SABEDORIA. A palavra “sabedoria” (do hebraico, hokmâ) aparece 38 vezes em Provérbios, é a palavra-chave do livro. Portanto, dada a sua importância no texto bíblico, é muito importante também que compreendamos o que ela é de fato.

Resumindo em poucas palavras, a sabedoria é a virtude capaz de transformar todo o conhecimento humano em serviço a Deus e ao próximo. Ter posse da sabedoria significa capacidade de lidar com a vida[1], faz com que a pessoa consiga transformar seu entendimento/conhecimento em algo proveitoso para outros. O conceito de sabedoria expresso aqui em Provérbios é um conceito integral, ou seja, ele abraça todas as dimensões da vida do ser humano, ela não se concentra apenas no acúmulo de inteligência. É possível comprovarmos isso nos textos de Pv 1.3 e 8.20, onde nos mostra que ela proporciona um caminho de justiça e equidade. Martin Rösel diz:

No Antigo Testamento e em todo o antigo Oriente, ‘sabedoria’ é o esforço das pessoas para ordenar a realidade que as cerca, captá-la e explica-la para poder, assim, sentir-se abrigadas neste mundo”[2].

Para um melhor entendimento, vamos comparar a sabedoria bíblica de Provérbios com a ideia de sabedoria grega. Na concepção grega, sabedoria é competição, onde os sofistas (pessoas que dominavam a arte de falar em público) disputavam entre si para saber quem era mais sábio. Já na concepção bíblica, a sabedoria se evidencia no ato de fazer o bem e agir de forma justa (8.15), isto é, usar o conhecimento para fazer o que é correto. A sabedoria dá direção ao entendimento. Vemos essa sabedoria bem evidente em boa parte do governo de Salomão, onde ele soluciona crises e leva o povo a uma série de conquistas importantes.

É plenamente possível que uma pessoa decore diversos textos bíblicos, ter lido a Bíblia toda e, ainda assim, não ter sabedoria. O sinal da sabedoria bíblica numa pessoa é a capacidade de seus conhecimentos gerarem vida! A felicidade interior do homem só acontece quando ele alcança essa sabedoria (3.13)[3]. Até porque, a verdadeira sabedoria se dá a partir do temor do Senhor e no conhecer o Santo (9.10) e é impossível termos um genuíno encontro com Deus e continuarmos apenas nos contentando com um mero saber que não abençoa a vida de outras pessoas.

Faça um exercício agora, pense no conhecimento que o Senhor possibilitou que você adquirisse em sua vida até hoje. Como ele pode ser colocado a serviço do teu próximo? Lembre-se sempre, a sabedoria que vem do Senhor é uma sabedoria serva.


No próximo texto estudaremos sobre onde e como encontrar essa sabedoria. Até a próxima!


& Bibliografia:
Bruce K. Waltke – Teologia do Antigo Testamento
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento – Edições Vida Nova
Martin Rösel – Panorama do Antigo Testamento: História, contexto e teologia


Clayton Silva Senziani



[1] Bruce K. Waltke – Teologia do Antigo Testamento. Página 1017.
[2] Martin Rösel – Panorama do Antigo Testamento: História, contexto e teologia. Página 195.
[3] Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento – Edições Vida Nova. Página 461.

Um comentário:

  1. Que bênção! Que Deus continue lhe abençoando com tais revelações, pastor Clayton.

    ResponderExcluir

Deixe tua opinião registrada aqui