sexta-feira, 10 de novembro de 2017

MERGULHANDO EM PROVÉRBIOS #2 – A finalidade do livro e para quem foi escrito

No texto anterior vimos um pouco sobre a linguagem utilizada em todo livro, uma linguagem de sabedoria, usando de ditos populares para se falar a respeito das coisas de Deus. Neste texto de hoje, veremos um pouco sobre qual a finalidade de Provérbios e para quem o livro foi escrito. Isso para nós é muito bom conhecer, pois também abrirá nossos horizontes a saber como podemos aplicar esse livro na caminhada de discipulado de nossos dias.

Vemos logo na abertura do livro, no capítulo 1, a grande finalidade de sua existência, ela é resumida nos verbos que aparecem nos versículos 2-6. Leia com atenção e repare nos três primeiros verbos que aparecem nos versículos 2 e 3. Uma boa chave para entendermos a grande finalidade do livro está nesses verbos:

·      O primeiro verbo, traduzido por aprender (versão Almeida Revista e Atualizada), tem o sentido adquirir o conhecimento das coisas pelos sentidos[1]. Exemplo: descobrimos, pelos nossos sentidos, que se colocarmos sal na comida, ela ficará salgada.

·      O segundo verbo, entender, indica discernimento. É a capacidade de saber que algo não é bom para nós e nos afastamos daquilo, tem muito mais a ver com caráter do que QI[2]. Exemplo: ter a capacidade de provar da comida e discernir se ela está salgada demais, logo, se estiver salgada demais saberemos que não é bom come-la e nos afastamos.

·      O terceiro verbo, obter, indica tomar para si e guardar. É a capacidade de guardar o que recebeu para que não caia no esquecimento e se perca[3].

Portanto, a finalidade de Provérbios é fazer com que as pessoas não só tenham o conhecimento de como as coisas funcionam na vida, mas que também saibam separar o que é bom para elas do que não é. E as Escrituras nos mostram que é Deus quem gera esse discernimento na vida do ser humano (Salmo 119.34, 73 e Daniel 2.21), o malvado não é capaz de ter esse discernimento para sua vida[4]. Por isso que em Provérbios 1.7 finaliza-se a introdução apontando que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Somente com Ele todo o saber se torna verdadeiramente útil.

Agora que já vimos um pouco da finalidade, resta-nos saber para quem foi escrito o livro. Na verdade, Provérbios não foi composto para uma pessoa em específico, mas sim para as famílias de Israel e que pudesse ser utilizado na educação no ambiente do lar (1.8-9; 4.1-9; 31.26b-27a...). Portanto, Provérbios é um livro para a educação dos jovens, onde Salomão coloca suas palavras de sabedoria inspiradas por Deus na boca dos pais[5]. Isso mostra para nós a preocupação do rei Salomão com a educação familiar.

E para nós hoje? Em tempos onde muitas famílias têm perdido o precioso costume de estudar da Bíblia juntos, Provérbios surge como uma ótima inspiração. Além disso, o livro também surge como uma inspiração ao discipulado nas igrejas, onde um membro mais antigo acolhe um mais novo para instruir sobre os ensinos do Senhor. Que tal usar Provérbios para tirar um tempo de discipulado com sua família e com irmãos e irmãs da igreja? Fica aqui a indicação!

Até o próximo texto!


Bibliografia:
Bruce K. Waltke – Teologia do Antigo Testamento
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento – Edições Vida Nova
Tércio Machado Siqueira – Tirando o pó das palavras


Clayton Silva Senziani



[1] Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento – Edições Vida Nova. Página 597.
[2] Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento – Edições Vida Nova. Página 172-173.
[3] Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento – Edições Vida Nova. Página 793.
[4] Tércio Machado Siqueira – Tirando o pó das palavras. Página 136.
[5] Bruce K. Waltke – Teologia do Antigo Testamento. Página 1009-1011. 

Um comentário:

  1. Estudo maravilhoso, muito edificante para minha vida. Pude perceber a importância de estudarmos a Palavra de Deus e entender o que Deus quer falar com cada um de nós. Que Deus continue te abençoando com estudos para abençoar nossas vidas.

    ResponderExcluir

Deixe tua opinião registrada aqui